quinta-feira, 30 de junho de 2011

AVALIAÇÃO...


O que falar sobre a avaliação...no meu ponto de vista, falando como aluna, nunca gostei de fazer avaliações, provas ou exames, tantos nomes para uma só coisa. Coisa esta que nos deixa muito tensos, se tiramos nota boa ficamos feliz, se tiramos nota baixa ficamos tristes e nos sentimos culpados por não ter estudado mais...
Na minha opinião a avaliação deveria servir realmente para avaliar o desempenho do aluno, o que e como ele esta aprendendo, o que pode ser melhorado e por ai em diante, e não deveria servir para aprovar ou reprovar o aluno.
O aluno tem que ser avaliado pelo seu desempenho durante as aulas e não somente nas avaliações. 
A avaliação da aprendizagem possibilita ao professor o poder de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento.
Bevenutti (2002) diz que avaliar é mediar o processo ensino/aprendizagem, é oferecer recuperação imediata, é promover cada ser humano, é vibrar junto a cada aluno em seus lentos ou rápidos progressos.
Se os nossos objetivos são educação e transformação, temos que pensar juntos uma nova forma de avaliação. Rompendo com os paradigmas conceituais e elitistas, mudar a prática de ensino, atualizar o curriculo, para construir uma nova escola, uma nova forma de ensinar e aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário